Apoie
Search
Close this search box.

A idade que você sente pode transformar sua vida

Se eu te perguntar agora: com quantos anos você se sente? Talvez sua resposta seja bem diferente da que está no seu RG – e isso é ótimo! A ciência mostra que a forma como enxergamos a própria idade pode influenciar diretamente nossa saúde, disposição e até nossa expectativa de vida.

Um estudo da Universidade Yale descobriu que pessoas que mantêm uma visão positiva sobre o envelhecimento podem viver até 7 anos a mais do que aquelas que encaram essa fase com pessimismo. Isso porque acreditar que a velhice significa apenas limitações pode nos levar a evitar desafios, reduzir nossa atividade física e até prejudicar nosso bem-estar mental.

Você já reparou como algumas pessoas com mais de 70 anos têm uma energia de dar inveja? Elas não se sentem “velhas”, então continuam ativas, fazem planos e experimentam coisas novas. Enquanto isso, outras, bem mais jovens, já se consideram no fim da linha e acabam deixando de lado hábitos que poderiam melhorar sua qualidade de vida.

Isso acontece porque, quando acreditamos que o envelhecimento traz apenas dificuldades, começamos a agir de acordo com essa crença. Se achamos que a idade nos torna frágeis, evitamos exercícios. Se acreditamos que a memória enfraquece inevitavelmente, paramos de estimular nosso cérebro. Mas a verdade é que muito do que consideramos inevitável é, na verdade, uma escolha.

A boa notícia? Nunca é tarde para mudar essa mentalidade. Envelhecer não significa parar de aprender, de se divertir ou de se cuidar. O segredo está em manter-se curioso, ativo e aberto para novas experiências. Quanto mais acreditamos que temos muito a viver, mais nossa mente e corpo respondem positivamente.

Então, que tal mudar a pergunta? Em vez de “quantos anos eu tenho?”, experimente perguntar: “quantos anos eu sinto?” E viva de acordo com essa resposta!

Posts recentes